«

»

set 21

Como não transformar o E-mail Marketing em Spam

                                                      

Se você está buscando uma maneira de ganhar dinheiro extra na internet saiba como evitar que seu e-mail marketing passe por SPAM

Fazer e-mail marketing é uma excelente estratégia para quem está buscando uma maneira de ganhar dinheiro extra na internet. Pois através dele você terá um contato periódico com as pessoas. Sem contar que essa é uma  maneira muito econômica e eficaz de manter contato com seus prospectos. Não estou falando de SPAM, que a muito tempo não traz mais resultados e apenas incomoda os usuários, estou falando de uma mensagem direcionada para pessoas previamente cadastrados em seu formulário de captura e que efetivamente são potencias compradores de seus produtos, serviços ou oportunidade de negócio.

Todos Se Perguntam! Como É Possível Tantas Pessoas Ganharem Muito Dinheiro Enquanto Dormem Por Terem Enviado Um Simples Email?

O email marketing é uma poderosa ferramenta que você poderá usar para atrair vendas aos produtos que você oferece em seu blog, para seu e-commerce, levar informação sobre os seus produtos aos assinantes de sua lista, dentre outras finalidades.  No entanto, muitas vezes o e-mail acaba caindo na caixa de SPAM dos usuários que acabam não visualizando a mensagem.

Leia também: Para ganhar dinheiro de verdade com sua lista evite cometer erros

Com certeza você recebe mensagens não autorizadas em seu e-mail. Propagandas de negócios (a maioria duvidosos), produtos que prometem acabar com determinado problema, e alertas (falsos) de vírus são os tipos mais comuns. Em relação aos negócios essa é uma prática de divulgação ineficaz e que muitas vezes chega a irritar quem recebe tais mensagens. Estou falando do SPAM, que é o envio de mensagens de propaganda ou de correntes sem a autorização de quem está recebendo.

Cada provedor tem um filtro de entrada que avalia os emails recebidos e atribui pontos positivos e negativos de acordo com seus critérios. Estes critérios não são divulgados publicamente para evitar que os spammers os evitem, mas algumas ações podem ser tomadas para evitar que seu email vá para a caixa de SPAM. Veja a seguir.

Várias destas ações aplicam-se melhor com a ajuda de um sistema de e-mail marketing. Pessoalmente, uso a plataforma E-goi, que está muito completa, é portuguesa e tem conta gratuita.

Mande somente mensagens solicitadas

Este é o fator que mais contribui para que seus e-mails caiam na caixa de spam. Não é pelo simples motivo da pessoa ser um contato seu que é garantia que a mensagem envida a ele não vá para o spam, é preciso que ele tenha autorizado o envio do e-mail.  Se a mensagem for enviada sem a devida autorização ela corre o risco de ser bloqueada para todas as pessoas de sua lista. E você poderá ser penalizado e seu nome de domínio cair numa lista negra.

Remova da sua lista e-mails desativados

Os ISP costumam penalizar e-mails enviados àqueles que estão desativados ou sejam inválidos. Portanto você deverá remover da lista todos os endereços que já não estejam a ser usados (os chamados bounces). Se não quiser removê-los manualmente, uma plataforma de email marketing como o E-goi faz a limpeza de soft bounces e hard bounces automaticamente e também insere um link onde as pessoas podem clicar caso se queiram remover imediatamente da lista.  Quanto mais limpa a sua lista se apresenta perante os ISP melhor será a taxa de entrega direta no inbox.

Leia também: Ganhar dinheiro na internet é primordial ter uma lista

Use serviço de servidores de boa reputação

Os ISP estão mais atentos à reputação do servidor através do qual você envia a newsletter. Para ter uma boa reputação, é primordial autenticar o seu servidor com as principais certificações de e-mail (SPF, SenderID, DKIM e DomainKeys). Este processo deve ser feito pelos responsáveis técnicos do seu servidor.

Se optar por usar um serviço de email marketing como o E-goi, o trabalho fica mais facilitado, pois não só já inclui servidores certificados como disponibiliza todos os dados necessários para que os seus responsáveis técnicos configurem o seu servidor corretamente.

Fique de olho na frequência dos envios da newsletter

Evite enviar sua newsletter todos os dias para a mesma pessoa, pois ela pode marcá-lo como SPAM. Tome cuidado com a periodicidade de seus envios, não pode mandar todos os dias nem tão pouco um vez por mês, pois se demorar no envio as pessoas podem esquecer-se de você e achar que é SPAM.

Envia newsletter diária? Dê às pessoas a possibilidade de a receberem com menos freqüência. Envia-a esporadicamente? Inclua sempre uma referência relembrando à pessoa o motivo pelo qual está a receber o email e a data em que se inscreveu na newsletter (o E-goi pode inserir automaticamente quer a opção da freqüência de envios quer o motivo e data da inscrição).

Peça para as pessoas adicioná-lo à lista de endereços seguros

Por mais que você faça a coisa certa, e use todas as dicas acima, haverá sempre a possibilidade de alguns filtros demasiado agressivos mandarem a sua newsletter no SPAM. Para contornar este problema, coloque sempre uma frase em um lugar bem visível do email pedindo às pessoas para adicionarem o seu remetente à lista de endereços seguros. Desta maneira, mesmo que elas vejam que a newsletter foi incorretamente para o spam, têm logo uma forma fácil de prevenir que isso volte a acontecer.

E você, já usa o E-goi para o envio da sua newsletter? Abra uma conta gratuita agora mesmo e comece a experimentar todas as  funcionalidades.

Para abrir sua conta acesse: http://sandraborges.com/egoi

Tenha uma semana fantástica!

Ao seu $uce$$o!

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • LinkedIn

Related posts:

Sobre o autor

Sandra

Sou uma pessoa determinada, cheia de sonhos e objetivos a alcançar na vida. Sou Analista de Mídias Sociais e Internet Marketing!

2 comentários

  1. AIRTON ORO

    Eu queria aprender bem como fazer marketing pela internet.
    Vc pode me fornecer dicas sobre como eu posso fazer ou cursos…

    1. Sandra

      Olá Airton, tudo bem? Obrigado por visitar meu blog. Espero que tenha gostado. Posso perfeitamente lhe ajudar, mas preciso saber de que ponto temos que começar, pois não sei o que você já sabe sobre internet marketing e nem tão pouco o que você realmente quer aprender. Mas você pode me adicionar no Skype (sandradindin) que podemos conversar para podermos definir por onde você vai começar a estudar sobre internet marketing. Fico lhe aguardando, se quiser me adicione no Facebook (Sandra Borges). Até breve! Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>