«

»

abr 26

Como ter um e-commerce bem sucedido e ganhar dinheiro

Vivemos a era do empreendedorismo online, mas muitas pessoas não sabem como montar um e-commerce. Não há uma fórmula mágica, mas sem dúvida, o mais importante é a preparação para ingressar neste novo mercado.

Você sabe o que é um e-commerce? E-commerce é uma expressão inglesa que significa comércio eletrônico ou online. O comércio eletrônico é o ato de comprar ou vender um produto ou um serviço através da internet. Mas, comércio eletrônico ou online não se resume apenas na compra e venda de produtos. Existem outras tarefas imprescindíveis neste negócio como o marketing, as entregas, a manutenção e o pagamento, a fim de obter os resultados pretendidos com sucesso e de forma segura.

Para que você possa ter sucesso no e-commerce você precisa planejar, fazer cursos de capacitação e conhecer melhor o que move esse mercado. Se você pretende montar um e-commerce deverá ter em mente que não é porque o negócio é virtual não precisará ser dedicado, trabalhar muito e ter conhecimento das ferramentas que estão envolvidas nesse processo. Mas não se preocupe, irei passar para você umas dicas fantásticas, é só segui-las que você irá ter sucesso com seu e-commerce.

Seja profissional

Esqueça o amadorismo, não tente improvisar, pois você estará fadado ao fracasso. Não pense que conseguirá ter um e-commerce de sucesso usando soluções alternativas, tipo: “o filho precoce que entende muito de internet” ou coloque a administração de seu negócio “nas mãos de pessoas que tem noção básica de contabilidade”.

Primeiramente planeje o seu projeto de e-commerce

Faça um planejamento minucioso do seu projeto, analise bem o mercado que você pretende entrar e coloque tudo isso na ponta lápis. Pois uma grande parte das lojas virtuais fecham em menos de 1 ano, então, organize-se. Faça uma programação para a execução das etapas do projeto com data e valor a ser investido. Desenhe o cenário em que você imagina que vá se desenvolver o seu projeto.

Faça uma analise detalhada do nicho que irá atuar

Se você fizer uma pesquisa na internet sobre o que as pessoas estão precisando e buscando, veja em que área o e-commerce está deixando a desejar, se assim o fizer suas chances de ter sucesso são bem maiores. Escolha um mercado promissor onde a concorrência ainda não atacou. Pois se você trabalhar em um nicho de mercado inexplorado você evita a concorrência com os grandes do mercado.

Estude estratégias de marketing

Você precisa promover o seu site. É importante ter um planejamento bem definido sobre as ações de marketing que você irá implantar em seu e-commerce, isso deve ser feito no início do negócio, porque envolve até mesmo a definição da plataforma de e-commerce que você irá adotar. Quando você for planejar as campanhas de marketing não se esqueça de separar um bom percentual dos recursos, porque sem elas as suas chances de sucesso são bastante reduzidas, principalmente em tempos de marketing nas redes sociais.

Acompanhe suas atividades online

Para que você possa acompanhar o desempenho de seu e-commerce existe a ferramenta Google Analytics. Você poderá acompanhar o tráfego e o comportamento dos clientes que acessar seu site, isso o ajudará a analisar o que está ocorrendo no seu negócio e utilizar essas informações para a tomada de decisões futuras. Se você não acompanhar o desempenho do seu e-commerce você estará dando um tiro no escuro, vivendo de achismo. Você deve acompanhar o que acontece no site, os envio de e-mails, usar o autoresponder para enviar suas newsletter, marcar presença nas redes sociais, tudo isso deve ser feito constantemente.

Use um sistema de logística

Não cometa o mesmo erro que muitos donos de comércios eletrônicos cometem. A grande maioria peca na entrega dos produtos vendidos. Quando você for montar uma loja virtual ou vender algum tipo de produto não se esqueça de tomar todo o cuidado possível com a logística do negócio. Você deve estar certo de ter uma estrutura que possa garantir que os produtos vendidos em seu site sejam entregues dentro do prazo marcado em sua política de entregas.

Não pare no tempo

Você precisa estar atualizado com as novas tendências e tecnologias, pois o comércio eletrônico é muito dinâmico e está em constante mudança. Nenhuma loja virtual está definitivamente pronta, elas estão no máximo aptas para operar. Assine feeds de notícias e newsletters de sites especializados em e-commerce, adquira revistas especializadas e participe das discussões em redes sociais.

Essas são algumas dicas simples, não é possível abordar toda temática que envolve a criação de um comércio eletrônico, mas as que enumerei acima já é um ótimo começo para quem pretende montar um e-commerce de sucesso.

Espero que tenha gostado destas dicas. Deixe seu comentário!

Tenha uma semana fantástica!

PS: Caso você ainda não tem nenhuma ideia em que área atuar no e-commerce veja o segredo da Milionária Indústria de Importação para Ganhar Muito Dinheiro Comprando Produtos na China e Vendendo no Brasil. Esse pode ser um ótimo ponta pé nos seus negócios.


Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • LinkedIn

Related posts:

Sobre o autor

Sandra

Sou uma pessoa determinada, cheia de sonhos e objetivos a alcançar na vida. Sou Analista de Mídias Sociais e Internet Marketing!

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. GRUPO NAMIRA

    ESTOU COM UMA LOJA EM FAZE FINAL DE MONTAGEM, GOSTARIA DE DICAS ASSIM COMO ESTA QUE VOCE JA DEU, E SE TIVER ALGO MAIS FICAMOS AGRADESCIDO. POIS NAO VOU NEGAR TEMOS RECEIO SIM POIS E UMA AREA NOVA. E MODERNA E POR ISSO PRECISAMOS SIM DE PÉSSOAS QUE NOS AUXILIEM NESTE EMPREENDIMENTO

    ABRAÇOS
    KARLOS

  2. Américo

    Ola !! Sandra boa noite, gostaria de lhe fazer uma pergunta, estou construindo um site com loja virtual vou trabalhar um produto que não é muito divulgado na internet mas que todos nós deveriamos ter em nossas casas e escritorios ainda mas nestes tempos de tantos eletronicos que estão no mercado, mas enfim em minha loja virtual irei oferecer um serviço extra só pra São paulo grde são paulo que é a venda seguida da instalação do produto entre outras promoções , a pergunta é sera que isto é um grande diferencial levando em conta que nenhum de meus concorrentesoferecem este serviço, oque voce acha? .. obrigado e tenha uma boa noite….

    1. Sandra

      Olá Américo, tudo bem? Caro amigo Américo, todo e qualquer negócio tem seu espaço, basta você fazer um bom trabalho de divulgação. O que diferencia um empreendedor do outro é justamente a capacidade de inovar em seu mercado. Se seus concorrentes ainda não perceberam que o que você vai oferecer de vantagem ao consumidor é uma grande cartada, seja você o primeiro, com certeza você vai ter muito sucesso. Mas cuidado, faça tudo bem planejado. Boa sorte! Obrigado por visitar meu blog. Volte sempre!
      Atenciosamente
      Sandra Borges

  3. Rui

    Olá Sandra, que bom vir parar aqui, bom post, nao podia concordar mais!

    1. Sandra

      Olá Rui, tudo bem? Obrigado pela visita e pelo elogio. É um enorme prazer receber em meu blog uma pessoa ilustre como você. Saiba que sou sua seguidora e admiradora. Sucesso! Forte abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>