«

»

mai 08

Erros Cometidos Em Gestão de Redes Socias Por Empreendedores Digitais


Erros Cometidos Em Gestão de Redes Sociais Pelos Empreendedores Digitais de Primeira Viagem

Se você pretende se tornar um Empreendedor Digital é importante que você saiba que as redes sociais tornaram-se uma ferramenta fundamental para quem quer ter um negócio lucrativo nos dias de hoje. Não ter um perfil ou uma página nas redes sociais é uma enorme perda de possibilidades, seja de conquistar novos clientes, incrementar produtos, serviços, processos ou de manter um relacionamento mais próximo com sua audiência, tornando-os fiéis.

Na era onde “o conteúdo é rei”, utilizar as redes sociais para gerar identificação entre a sua marca e o público-alvo, através de uma comunicação mais humanizada e que leve informação relevante a esta audiência é, sem dúvidas, o melhor caminho a seguir.

No Brasil, os internautas gastam mais de um terço (36%) do seu tempo navegando, justamente no acompanhamento de suas redes sociais. Em outras palavras, sua empresa ou sua oportunidade de negócios precisam ir onde os clientes estão, por isso, você precisa aproveitar as possibilidades trazidas pelas redes.

Leia também:  Facebook Ads – Como Criar Anúncios Perfeitos

Contudo, não basta estar lá. Você precisa fazer um planejamento, traçar estratégias e gerir suas campanhas da maneira correta, pois só assim você conseguirá atingir seus clientes. Um dos fatores que mais impedem algumas pessoas ou empresas de ter sucesso nos negócios usando as redes sociais é o mau gerenciamento.

Para ter ajudar a não cometer erros na gestão das mídias sociais preparei 4 dicas matadoras que vão lhe ajudar a não cometer erros, pois eles podem atrapalhar seu negócio ou sujar a reputação da sua empresa.

Não existem fórmulas mágicas. Portanto se você seguir a risca as dicas que vem a seguir você estará mais preparado para encarar os desafios e benefícios que as redes sociais trazem para seus negócios ou sua empresa.

Focar nas Estatísticas

Muito se houve falar em quanto mais seguidores melhor. Muitos profissionais e empresas focam apenas nas estatísticas. Seria utopia se eu falasse que números não é importante, claro que é, mas eles não devem ser os protagonistas da sua estratégia nas redes sociais.

Se os empreendedores digitais ou os empresários fazem isso, é porque ainda não compreenderam que um fã apaixonado vale mais que centenas de fãs/seguidores não-engajados. Parece que exagerei? Não é! Fãs e seguidores engajados interagem, consomem, opinam, indicam, defendem e tornam a sua página verdadeiramente interessante e movimentada. Já os fãs/seguidores neutros são apenas números. Reflita bem sobre!

Leia Também: Tipos de Postagens nas Redes Sociais que Podem atrapalhar sua vida Profissional

Ter um Blog Ruim e Sem Valor Algum

blog de sucessoVocê gosta de seguir blogs com conteúdos irrelevantes? Então não queira para as pessoas o que não quer para você, invista em conteúdos realmente atraentes e originais. Coloque imagens de qualidade, veicule textos bem escritos e fale sobre o que seu público-alvo quer ouvir. Esse é o papel do Marketing de Conteúdo!

De acordo com recente estudo conduzido pela Roper Public Affairs, 80% dos clientes preferem tomar a decisão de compra a partir das informações contidas em artigos bem escritos, do que a partir de propagandas convencionais. A mesma pesquisa revelou que 70% dos consumidores acreditam que o conteúdo relevante os torna mais próximos da empresa e 60% dizem que tal conteúdo ajuda a fazer melhores escolhas na hora da compra.

Para que você tenha um blog atraente você precisa escrever com freqüência e ter continuidade. Não confunda essas duas coisas! Ser freqüente é postar regularmente e dar continuidade, é saber contar histórias, com início meio e fim. No mundo dos negócios ganha quem “conta” as melhores histórias. Escreva sobre o que realmente importa para o cliente, e use imagens diferentes e impactantes.

Não Interage com Seu Público

a rede-social-amigosO propósito de uma rede social é a interatividade entre as pessoas, é fundamental que você ou sua marca se torne mais humanizada, procure maneiras descontraídas de interagir com o seu público. Além de utilizar conteúdos que melhore o seu engajamento com seu público alvo, é necessário estar atento ao que é dito sobre o seu trabalho ou sobre sua empresa, para que você possa saber como se posicionar diante do que esteja acontecendo.

Não deixe de responder aos comentários em suas publicações, responda as perguntas do seu público, pois quando um fan da sua pagina deixa de ter resposta ele ficará desestimulado e, automaticamente, deixará de interagir. Quando o empreendedor digital, ou o empresário conversa com o cliente, ele se sente especial, o que aproxima ainda mais a relação entre você e seu potencial cliente.

Automatizar Suas Publicações

As relações nas redes sociais devem ser pessoais e a interação precisa ser constante, caso contrário, em vez de fortalecerem, as redes sociais acabam esfriando os relacionamentos.

Não basta apenas expor e impor as suas ideais, muito menos simplesmente automatizar suas postagens. É preciso que o cliente sinta que você está presente. Mensagens padronizadas e disparadas sem critério também podem comprometer esse relacionamento mais pessoal.

Os sites ou os plugins que automatizam os processos nas redes sociais podem ser úteis, mas é preciso usá-los com moderação, afinal, eles jamais substituirão o contato humano.

Se você quer realmente ser um empreendedor digital de sucesso, ou se você quer colocar a sua empresa à frente da concorrência não tem como fugir ou ignorar a importância das Redes Sociais. Elas estão em toda parte, modificaram a rotina das pessoas e transformam a forma de interagir e se comunicar com o mundo. Nem mesmo as questões corporativas conseguem se distanciar dessa realidade e abrangência, afinal, o empreendedor digital ou a empresa que não se adapta aos hábitos dos consumidores, acaba perdendo visibilidade e, conseqüentemente, ótimas oportunidades de negócio.

Tenha um dia Fantástico!

$uce$$o Hoje e Sempre!

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • LinkedIn

Related posts:

Sobre o autor

Sandra

Sou uma pessoa determinada, cheia de sonhos e objetivos a alcançar na vida. Sou Analista de Mídias Sociais e Internet Marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>