«

»

mar 31

Facebook – Como Colocar Sua Fan Page à Frente da Concorrência

facebook expertSe você é um empreendedor online ou tem uma empresa você precisa estar onde os seus clientes estão. Você precisa estar onde o seu público-alvo está. Você sabe onde eles estão?

Pode apostar, seus clientes, os contatos para sua lista de e-mail, seus amigos, seus clientes fiéis, seus prospectos, os parceiros de negócio, e até mesmo as pessoas que ainda nem sabem que precisam da sua oportunidade de negócio ou seu produto, enfim… todos eles estão no Facebook.

Portanto você também tem que estar lá, ou então eles vão encontrar o seus concorrentes.

Para se destacar da concorrência no Facebook você terá que fazer um trabalho melhor do que o do seu concorrente, e fazer o cliente perceber claramente o seu diferencial. Fazer as pessoas gostarem mais de você e da sua empresa, ou seja, “curtir” você!

E uma das maneiras de se fazer conhecido e ter um diferencial é criando conteúdos relevantes. Você tem que agregar valores às pessoas que curtem sua Fan Page. Continue lendo esse post e veja as dicas que vão fazer da sua Fan page uma campeã de audiência…

INCENTIVANDO OS FÃS

Peça aos fãs para completarem uma piada. Por exemplo: “O Facebook e o Twitter entraram em um bar, o que eles pediram?”

Peça para preencherem um simples espaço em branco. Por exemplo: “Complete a frase: Meu maior desafio no trabalho é  ______________.”

Dê incentivos para seus fãs espalharem suas postagens. Existem dois tipos de fãs que poderão ajudá-lo a divulgar a Fan Page da sua empresa: Quem vai fazê-lo de forma espontânea porque gostam e acreditam na sua marca, e aqueles que irá fazê-lo em troca de uma recompensa. Não há nada de errado com o uso de incentivos para recompensar as pessoas que espalham sua mensagem. Várias empresa fazem isso através de sorteios, concursos ou brindes. Essa é uma boa ideia de estratégia.

Leia Também: Facebook Permite Reedição dos Post Já Publicados

DICAS DE SEGREGAÇÃO

facebook marcaFaça perguntas separadas por gêneros. De vez em quando, para saber quais os fãs mais ativos na sua página, faça perguntas que segregam seu público-alvo. Por exemplo, perguntas direcionadas somente para mulheres, ou somente para homens, para casados, ou somente para solteiros. Exemplo: “Do nosso catálogo de produtos, o quê a mulheres acham mais interessante para presentear seus maridos?”

Faça Postagens para alvos determinados. Por exemplo: “Parabéns a todos os paulistanos pelo aniversário da sua cidade hoje! Quem está comemorando?”

DICAS GERAIS

Use a regra 80/20 ou seja, 80% das postagens devem oferecer um conteúdo de valor aos fãs em primeiro lugar, os outros 20% podem ser promocionais ou propagandas da sua marca. Lembres-se que no Facebook as pessoas estão mais interessadas em conteúdos e conversas, e não em propagandas e comerciais.

Use todas as opções de postagens possíveis: textos, links, imagens, enquetes e vídeos. A variedade de conteúdos aumenta o alcance do post e o envolvimento dos usuários. Além de deixar seus fãs sempre interessados na sua Fan Page, pois os conteúdos não serão monótonos.

Pare de automatizar postagens! O Facebook é uma plataforma de relacionamento, então use-a como tal. A maioria dos posts automáticos não são vistos pelos fãs.

FAÇA USO DA MULTIMÍDIA

Use álbuns de fotos para postar suas fotos em vez de postar diretamente no mural. Os Álbuns de fotos permitem que seus produtos fiquem mais organizados e mais fáceis para a visualização do fã. Muitas fotos diferentes na timeline deixa o mural caótico.

Não poste grupos de fotos todas de uma só vez. Publique imagens uma a uma ou até três por vez em um tempo determinado (o máximo que vai ser visualizado no mural) para criar mais reações e expectativas ao longo de vários dias ou semanas.

Se seu público é jovem, poste desafios, como”o que é o que é” ou “onde está…na imagem” para incentivar os fãs a interagirem com sua fan page incentivando-o também “compartilhar”.

Leia Também: Facebook Marketing – Como ganhar dinheiro com programa de afiliados

CALENDÁRIO EDITORIAL

facebook expertFaça um TOP 10 dos seus posts. Uma vez por mês, por exemplo, separe os posts que foram mais curtidos e compartilhados, e publique-os como top 10 do mês. Você também pode usar essa tática para os Top 10 dos produtos mais vendidos no mês.

Teste dias e horários de publicações para saber e controlar quando seus fãs estão mais ativos. De modo geral, os usuários do Facebook estão mais engajados fora do horário comercial, ou seja nas sextas e sábados de manhã e a noite. Mas, faça seus e descubra os melhores dias e horários em que seus fãs estão mais ativos.

Poste Fotos Consistentes. Publique imagens regularmente, mas não pense só em fotos dos seus produtos, poste também imagens de como usar os produtos, clientes satisfeitos, gráficos de resultados das suas vendas, eventos da sua marca, etc. Deixe seu fã fazer parte do dia a dia da sua marca.

USE QUESTIONÁRIOS

Gere debates com perguntas. Mas atente-se a fazer debates saudáveis, sem temas controversos. Por exemplo: “Foi para o cinema hoje assistir o Filme dos Smurfs? Qual é o seu Smurfs favorito? “Quem ganharia um concurso de dança? Justin Bieber ou Beyonce?”

Pergunte aos seus fãs sobre suas coisas favoritas. Por exemplo: “Qual seu programa de TV favorito?”. Os fãs gostam de falar sobre seus gostos e costumes pessoais.

Pergunte sobre Previsões. Por exemplo: ” Quem vai ganhar o jogo de hoje?” “Quem vai ganhar o Oscar de melhor filme?”. As vezes, faça isso através de enquetes pois os fãs gostam de respondê-las.

Verdadeiro ou Falso: Peça aos seus fãs para dizerem se uma frase, ou foto, ou vídeo é verdadeira ou falsa. Por exemplo: “V ou F: Encontrada uma cobra com 5 cabeças!” ” V ou F: Esta imagem de um crocodilo gigante com 5 metros

FAÇA PROMOÇÕES

facebook expert5Controle os textos de descrição do Facebook. Quando você compartilha um link em seu mural, o texto do título da página é chamado de meta-descrição. Por padrão, esse texto será um trecho das primeiras palavras da sua página. Edite estes textos para divulgar melhor sua marca, sua empresa ou sua fan page.

Mantenha seus fãs no Facebook! Ao promover concursos, promoções, enviar e-mails ou outras ações da sua campanha, sempre que possível faça essas ações em sua página do Facebook. Pesquisas mostram que as taxas de conversões aumentam quando os usuários não precisam sair do Facebook para participarem dessas promoções.

Faça um grande concurso em sua página do Facebook que possa animar e envolver todos os fãs de uma vez. Por exemplo, uma caçada online que inclua sua fan page, seu twitter, sua conta no YouTube. Ofereça um bom prêmio!

Segue abaixo algumas dicas relevantes de serviços que funcionam bem para tirar sugestões de posts para Facebook ou até mesmo para atualizações do seu blog.

Yahoo! Respostas: Este serviço de perguntas e respostas do Yahoo! além de apresentar tendências de demanda por vários assuntos que podem ser explorados para publicar em um blog, é também uma boa fonte de responder alguma pergunta por lá, deixando links que podem funcionar como estratégia de aumento de tráfego.

Google Alertas: Este serviço do google realmente é uma das formas mais simples e eficientes de se conectar com o que está bombando ou que acaba de aparecer na internet (assunto fresco)

Google Suggest: Este serviço entra em ação quando você começa a digitar um termo de busca no buscador do google e sugestões aparecem na parte inferior da caixa. Estas sugestões são baseadas nas pesquisas de usuários no geral. Reflete o que os internautas estão procurando. Ao escrever uma palavra e dar um espaço no teclado, os termos “long tails” aparecem e você pode descobrir um bom assunto para postar no seu blog.

Espero que essa dica possam lhe ajudar. Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante!!

Fonte: Ebook ” 64 Dicas de Conteúdos para Colocar no Facebook”

Autor: Felipe Moreira

Tenha um dia Fantástico!

$uce$$ Sempre!



Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • LinkedIn

Related posts:

Sobre o autor

Sandra

Sou uma pessoa determinada, cheia de sonhos e objetivos a alcançar na vida. Sou Analista de Mídias Sociais e Internet Marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>