«

»

mar 05

Como controlar seus gastos com aplicativo móvel

Demo APP Grátis!

Sabe ganhar dinheiro mas não sabe como controlar seus gastos? Não se preocupe, pois existe um aplicativo móvel que ensina como planejar os gastos

aplicativo movel para dinheiroTenho publicado artigos que ensinam como ganhar dinheiro na internet, mas hoje resolvi publicar um tema que vai lhe ensinar a controlar suas finanças. Se você, assim como eu, é empreendedor online com certeza deve saber da enorme necessidade de controlar as finanças, não é mesmo? Afinal não temos aquela famosa renda fixa, cada mês é uma renda diferente que conseguimos ganhar.

Portanto, você precisa equilibrar as suas contas para não ficar no vermelho. A melhor alternativa indicada pelos economistas é o controle financeiro. Dados de uma pesquisa feita pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) mostram que 85% dos brasileiros compram sem planejamento.

Leia também: Como ganhar dinheiro com os aplicativos móveis

Cinco dicas para organizar seu orçamento

Fonte: Idec

1 – Identifique os seus gastos mensais

- Para ter uma ideia mais fiel das despesas, o ideal é fazer uma média dos gastos realizados em 2012 com as contas mais frequentes, tanto as fixas (água, luz, aluguel, condomínio etc.), quanto as variáveis (lazer e vestuário, por exemplo). Para saber a média, some quanto foi gasto com cada um desses itens em cada mês e divida por 12 (caso considere o mês de dezembro). É mais fácil fazer isso com as despesas fixas, pois no geral os comprovantes de pagamento são guardados. No caso das despesas variáveis, considere as de um mês típico.

Dica: consultar o extrato bancário ajuda a identificar os gastos feitos com cartão de débito e os saques ao longo do mês.

2 – Defina prioridades e reveja os gastos

controlar finanças com aplicativo movel- Para quem está no vermelho ou quer começar a poupar, não tem outro jeito: é preciso cortar gastos. Depois de identificar a média de despesas, observe quais delas podem ser reduzidas ou eliminadas. Segundo os especialistas, não dá para dizer “corte isso ou corte aquilo”, pois depende dos hábitos de cada um. É comum as pessoas pensarem em cortar apenas as despesas com lazer e entretenimento, mas não é necessário abrir mão de todos os prazeres para atingir o equilíbrio financeiro.

Dica: observe se há serviços que você paga, mas não usa muito, como o clube que não frequenta, a academia em que é “turista”, a assinatura da revista que não lê. Também é possível reduzir gastos com supermercado, levando uma lista para não perder o foco e fazendo apenas uma compra “grande” por mês.

Leia também: Saia do vermelho aprendendo como ter renda extra

3 – Preveja as despesas futuras

Com a média das despesas do ano e com as metas de redução de gastos já definidas, preveja quanto será gasto por mês em 2013. Não esqueça de computar os impostos e o seguro do automóvel, por exemplo. Paralelamente, registre o quanto receberá em cada mês (o salário líquido e outras formas de rendimento), considerando férias e décimo terceiro salário.

Dica: preveja gastos com presentes de aniversário, Dia das Mães, Dia das Crianças, etc.

4 – Registre todas as despesas

Ao longo dos meses, anote todos os gastos realizados, tanto os grandes quanto os pequenos, como o cafezinho na rua e a cervejinha com os amigos.

Dica: sempre que possível, pague com o cartão de débito, pois isso facilita a identificação no extrato. Quando usar dinheiro em espécie, anote o quanto antes o que foi comprado para não esquecer.

5 – Revise o orçamento

De tempos em tempos, pare e observe se está cumprindo as metas estabelecidas. De acordo com os especialistas, é normal errar em algumas previsões (principalmente no começo) e imprevistos podem acontecer. Nesse caso, refaça algumas metas.

Aplicativo móvel ensina a planejar gastos

 

como usar aplicativo movel para finança

Aplicativo móvel para controlar gastos

Os Aplicativos móvel e programas para o computador ensinam a planejar os gastos. O consultor de finanças, Cláudio Carvajal Júnior, lembra que é preciso ter disciplina para anotar tudo o que a pessoa consome ao longo do dia. “A partir do momento em que começa a controle finanças cria oportunidade de poupar mais e com essa poupança pode realizar projetos”.

Dicas

Planilhas e aplicativos móvel podem ajudar a colocar as finanças em ordem. A BM&F Bovespa disponibilizou uma planilha de orçamento pessoal gratuita. Clique aqui para fazer o download. Já para quem quer ter o controle na palma da mão, quatro aplicativos gratuitos para celular também podem ajudar no controle: Finanças Pessoais, EasyMoney, Meu Dinheiro e Evernote.

Você pode baixar também o Marketplace da Microsoft

Espero que tenha gostado destas dicas. Se tiver alguma sugestão deixe aqui seu comentário, será uma prazer saber sua opinião!

Ao seu $uce$$o!

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • LinkedIn

Related posts:

Sobre o autor

Sandra

Sou uma pessoa determinada, cheia de sonhos e objetivos a alcançar na vida. Sou Analista de Mídias Sociais e Internet Marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>