«

»

abr 09

SEO – Como Otimizar Uma Loja Virtual


                                                     

Você já tem loja virtual? Ela já está vendendo bem? Como estão as visitas e as conversões? Se sua loja ainda não está tendo muitas conversões não se preocupe, elaborei excelentes dicas para melhorar a conversão de sua loja virtual. Você deve ter em mente que um processo de aumento de vendas de uma loja virtual é similar a uma loja física.

Fazer um bom trabalho de SEO é muito importante para a sua loja virtual, pois uma classificação mais elevada nos motores de busca significa mais clientes para você e conseqüentemente mais dinheiro no bolso.

A estratégia de SEO deve ser personalizada conforme suas necessidades, e existem algumas dicas básicas que se aplicam a todas as lojas virtuais. Veja a seguir:

Conteúdo Original

ganhar-dinheiro-com-sua-Loja-VirtualConteúdo original atrai os consumidores, copiar as informações dos sites dos fabricantes dos produtos, faz com que várias lojas tenham conteúdos idênticos, diminuindo a relevância.

Procure não copiar a descrição do conteúdo do produto de outro site, pois os buscadores, principalmente o Google, conseguem detectar conteúdo duplicado. Para gerar maior relevância, procure redigir conteúdo original, para cada página de produto, com isso terá maior relevância, aumentando o Page Rank.

Leia também:  Você deseja renda extra? Saiba como importar da China e criar seu E-commerce

Não abuse dos PPCs

Uma grande parte dos donos de lojas virtuais investe fortemente no Pay Per Click (PPC), também chamado de custo por clique, para estabelecer a visibilidade da loja virtual. Isso pode ser muito caro e quando você quiser parar de investir nessa estratégia, o seu tráfego irá desaparecer de repente. Faça uso do PPC apenas se for necessário, mas implemente uma estratégia para aumentar o seu tráfego orgânico, que é mais confiável e custa muito menos do que o PPC.

Use Url 100% Amigável

A URL amigável é um item que facilita no posicionamento dos buscadores. Algumas plataformas criam automaticamente, mas você também pode criar manualmente, se sua plataforma de E-commerce permitir.

Exemplo: Para o mesmo produto o cadastro seria: “geladeira-refrigerador-brastemp-inox-md7016” e na sua loja virtual, na URL do produto, deveria aparecer algo como:

www.nomeloja.com.br/geladeira-refrigerador-brastemp-inox.html

www.nomeloja.com.br/geladeira-refrigerador-brastemp-inox-md7016

Quando a URL não é amigável aparece algo do tipo:

www.nomeloja.com.br/index.php?produto=1001

Leia também: Como ter um e-commerce bem sucedido e ganhar dinheiro

Mantenha o conteúdo sempre atualizado

dinheiro com ecommerceÉ necessário que você adicione conteúdo ao seu site mesmo depois que você adicionou todos os seus produtos. Procure sempre adicionar conteúdos que se relacionam com os produtos e serviços que você está vendendo na loja para manter a qualidade na informação do seu site. A publicação consistente de novos conteúdos no site ajudará no resultado de busca dos mecanismos de pesquisa.

Faça uma descrição própria do produto

É mais fácil usar apenas a descrição fornecida pelo fabricante do produto, mas você deve resistir a essa tentação e escrever a sua própria descrição é muito mais seguro e eficiente para obter resultados. Cada produto deve ter uma descrição única no seu site, nesta descrição você deverá inserir palavras-chave que as pessoas estão buscando para encontrar o produto.

Faça a otimização das imagens

Várias pessoas quando vão fazer pesquisas dos produtos no Google fazem opção pelas imagens. Por isso, você deve sempre otimizar as imagens dos produtos, de modo que eles possam ser encontrados. Use palavras-chave relacionadas com as tags para cada imagem do produto.

Leia também: Bons motivos para iniciar o seu negócio online

Produtos Relacionados

dinheiro ecommerce-de-sucessoÉ importante que você tenha uma listagem de produtos relacionados na sua página de produtos, desta forma os seus usuários e os mecanismos de busca conseguem “enxergar” esta conexão. Quanto mais você relacionar os seus produtos, mais relevância e link juice você irá levar para as suas páginas internas, ajudando a melhorar o seu posicionamento.

Faça comentário nos produtos

Os comentários com as análises dos produtos são uma ótima maneira de incluir novos conteúdos no site e ajuda muito na estratégia de SEO. Eles também contribuem para que os seus potenciais clientes tomem a decisão de comprar seus produtos.

Otimize o texto âncora

Tenha cautela ao fazer os textos âncoras, mas para alguns deles, pelo menos, adicione palavras-chave para que você possa melhorar a sua visibilidade nos motores de busca. Use palavras-chave diferentes, em vez de usar as mesmas palavras-chave sempre.

Gostou destas dicas? Então, compartilhe com seus amigos!

Compartilhe este artigo:
  • Facebook
  • Twitter
  • Google Bookmarks
  • Add to favorites
  • LinkedIn

Related posts:

Sobre o autor

Sandra

Sou uma pessoa determinada, cheia de sonhos e objetivos a alcançar na vida. Sou Analista de Mídias Sociais e Internet Marketing!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>